fbpx

Horário de atendimento: segunda à sexta, das 10:00 as 18:00 hs

Max Denim Logo

O que é jeans e como ele surgiu?

por | mar 12, 2024 | Dicas | 0 Comentários

A origem do jeans: como a peça mais versátil do guarda-roupa nasceu e se popularizou

Você sabia que o jeans é uma das peças mais antigas e mais usadas do mundo? O jeans é um tecido resistente, feito de algodão, que tem uma cor azul característica, devido ao tingimento com o corante índigo.

O jeans é usado para confeccionar calças, jaquetas, camisas, saias, vestidos, shorts e outros tipos de roupas, que podem ser combinadas com diversos estilos e ocasiões. Mas você sabe como o jeans surgiu e se tornou tão popular?

Neste artigo, vamos contar a história do jeans, desde a sua origem até agora, e mostrar como ele se transformou em um ícone da moda e da cultura.

A origem do jeans

O jeans tem uma origem controversa, mas acredita-se que ele tenha surgido na Europa, entre os séculos XVI e XVII, como um tecido usado pelos trabalhadores rurais e marinheiros, que precisavam de roupas duráveis e fáceis de lavar.

O nome jeans vem de Gênes, a forma francesa de Gênova, uma cidade italiana que era um importante centro de comércio têxtil na época.

O jeans era originalmente feito de um tecido chamado fustão, que era uma mistura de algodão, linho e lã, e tinha uma cor marrom-avermelhada.

No final do século XVIII, o jeans começou a ser exportado para os Estados Unidos, onde foi adotado pelos mineradores, cowboys, ferroviários e outros trabalhadores que precisavam de roupas resistentes e confortáveis.

O jeans era vendido em grandes rolos de tecido, que eram cortados e costurados pelos próprios compradores ou por alfaiates locais.

A invenção do jeans moderno

O jeans moderno, como conhecemos hoje, foi inventado em 1873, por dois imigrantes judeus: Levi Strauss e Jacob Davis. Levi Strauss era um comerciante alemão que se mudou para São Francisco, na Califórnia, durante a corrida do ouro, e vendia tecidos e outros produtos para os mineradores. Jacob Davis era um alfaiate letão que morava em Reno, em Nevada, e fazia roupas para os trabalhadores da região.

Um dia, um cliente de Davis pediu que ele fizesse uma calça mais resistente, que não rasgasse com facilidade. Davis teve a ideia de reforçar as costuras da calça com rebites de metal, que eram usados para fixar as partes de carruagens e vagões.

Ele comprou o tecido de Levi Strauss, que era um denim azul, tingido com o corante índigo, que era mais barato e mais durável do que o fustão. A calça feita por Davis foi um sucesso, e ele começou a receber muitas encomendas.

Davis e Strauss perceberam o potencial do produto, e decidiram patentear a invenção. Eles se tornaram sócios, e fundaram a Levi Strauss & Co., a primeira empresa a produzir e vender o jeans.

Eles chamaram a calça de waist overalls, que significa algo como “jardineiras”, e colocaram um número no modelo: 501. Esse número se tornou o símbolo do jeans clássico, usado até hoje.

A popularização do jeans

O jeans se tornou popular entre os trabalhadores americanos, que o usavam no dia a dia, por ser uma roupa prática, confortável e resistente. No entanto, o jeans ainda era visto como uma roupa de baixa qualidade, e não era aceito em ambientes formais ou sociais.

O jeans só começou a ganhar status de moda e de cultura na década de 1950, quando foi adotado pelos jovens rebeldes, que se inspiravam nos ídolos do cinema e da música, como James Dean, Marlon Brando, Marilyn Monroe e Elvis Presley.

Esses artistas usavam o jeans como uma forma de expressar a sua personalidade, a sua liberdade e a sua contestação aos padrões da sociedade. O jeans se tornou um símbolo de juventude, de aventura, de sensualidade e de transgressão.

O jeans também foi influenciado pelos movimentos sociais e culturais que surgiram nas décadas seguintes, como o rock, o hippie, o punk, o grunge, o hip hop, o feminismo, o ambientalismo, etc.

Cada um desses movimentos trouxe novas formas de usar, customizar, combinar e valorizar o jeans, que se adaptava às diferentes épocas, lugares e estilos.

O jeans se tornou uma peça universal, que pode ser encontrada em todos os continentes, em todas as classes sociais, em todas as idades, em todos os gêneros, em todas as ocasiões.

O jeans é uma peça democrática, versátil e atemporal, que nunca sai de moda, e que sempre se renova.

Conclusão

O jeans é uma peça que nasceu como um tecido simples e funcional, usado pelos trabalhadores, e que se transformou em um ícone da moda e da cultura, usado por todos.

O jeans é uma peça que conta a história da humanidade, que reflete os valores, as ideias, as emoções e as aspirações das pessoas.

O jeans é uma peça que faz parte da nossa vida, que nos acompanha em todos os momentos, que nos representa e nos identifica. O jeans é mais do que uma peça, é uma forma de arte, de expressão, de comunicação. O jeans é uma peça que é tudo.

E você, o que pensa sobre o jeans? Qual é o seu modelo favorito? Como você usa o jeans no seu dia a dia?

Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe a sua opinião conosco.

E se você quer comprar jeans de qualidade, variedade e preço justo, direto da fábrica, de forma online e rápida, com lucratividade, conheça a Max Denim, a sua Loja Virtual de Jeans para Lojistas.

Acesse o nosso site e confira as nossas ofertas. Max Denim, o jeans que é tudo para o seu negócio

Pronta-Entrega-Max-Denim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça da sua Loja Vender Mais

Receba dicas para o seu negócio

Buscando algo?

Seja um Revendedor

Quer revender o melhor jeans do país? Conheça nossa Loja Online para Lojistas e comece a fazer seus pedidos agora mesmo!